Qual time está mais próximo de ser campeão pela primeira vez?

Tenho certeza que você já parou para pensar ou relembrar alguns grandes times campeões que a NFL já teve e confrontos históricos de Super Bowls. Contudo, já cogitou em analisar as franquias que nunca venceram o SB? Então, atualmente 13 equipes nunca foram campeãs do Super Bowl, em 49 ocasiões; dessas, quatro nem mesmo chegaram a disputar o Grande Jogo. Deste modo, é hora de ponderar quais times estão mais próximos – talvez menos distantes – de se tornarem campeões pela primeira vez na história.

Entre as franquias que nunca venceram, separei-as em três grupos, os quais estão organizados em ordem decrescente em termos de chances de campeonato!

Os mais próximos…

Pelo que vimos nas últimas temporadas, coloco o Detroit Lions como o mais próximo de vencer um título. Os Lions, que vêm demonstrando enorme evolução desde a catastrófica temporada de 2008, apresentam um bom elenco neste ano, e alcançaram boas campanhas recentemente. Matthew Stafford se mostra um bom líder, Calvin Johnson dispensa comentários e as duas maiores fragilidades da equipe hoje, jogo corrido e defesa, parecem ter encontrados boas peças no mercado. Pelo que vimos nas temporadas recentes da NFL, Detroit está acostumando a disputar jogos de pós-temporada, ganhando experiência com os jogadores certos; ano passado, deram muito trabalho ao bom time dos Cowboys, no Texas.

Não acredito que DET venha a ocupar o topo da Liga nos próximos dois anos, mas se tudo continuar evoluindo como vem acontecendo, os torcedores do time terão bons motivos para esbanjar confiança.

Queria chamar atenção ainda, neste grupo, para mais alguns times: San Diego Chargers, Carolina Panthers e Cincinnati Bengals. Olhando essas três equipes, vemos quarterbacks talentosos, que já tiveram múltiplas experiências nos playoffs e mantém a boa forma. Apesar disso, os elencos vêm deixando a desejar nos momentos mais cruciais.

Não tão próximos…

É importante ressaltar que a principal diferença entre as franquias deste segundo para o primeiro grupo, é o QB. De um modo geral, essas equipes “secundárias” possuem elencos tão fortes quanto as previamente citadas.

Aqui, destaco três organizações: Atlanta Falcons, Philadelphia Eagles e Arizona Cardinals. Respectivamente, os Falcons já mostraram ter um ataque produtivo, formado por M. Ryan, J. Jones e R. White. No entanto, pequenos detalhes complicaram o time recentemente; um exemplo disso foi a péssima temporada 2014 do sistema defensivo, o qual cedeu quase 400 jardas por partida aos adversários e totalizou apenas 22 sacks em 16 partidas. Mesmo assim, tendo em vista que ATL, em 2012, terminou o ano com 13 triunfos e foi até a final da NFC, é justo colocá-lo no topo deste grupo.

Continuando com Eagles e Cardinals. Duas boas equipes, a primeira em grande reformulação e a segunda com incerteza maior na posição de quarterback. Ambas comandadas por excelentes técnicos, Chip Kelly e Bruce Arians, nessa ordem, mas que precisam provar mais nos dois lados da bola. Ano passado, Arizona teve 11 vitórias, mas a ausência de Carson Palmer excluiu as já pequenas pretensões de título do time; Philadelphia sofreu sem um QB consistente ano passado e, por sua vez, decidiu apostar em Sam Bradford para 2015. Ele ainda pode ser um lançador para o futuro do time, mas precisa provar que está saudável.

Merecem ser citados: Buffalo Bills, Minnesota Vikings e Houston Texans.

Ainda distantes…

Entre os times que nunca vencerem o Super Bowl, três devem demorar consideravelmente para quebrar este tabu. Jacksonville Jaguars, Cleveland Browns e Tennessee Titans estão neste último grupo por um simples motivo: seus respectivos quarterbacks.

Jacksonville, que até teve defesas consideráveis nos últimos anos, espera ter encontrado em Blake Bortles seu verdadeiro líder, mas continuam sem ter fatos para isso. Nos Browns, a mesma coisa. Basta dizer que o provável quarterback titular da equipe para 2015 será Johnny Manziel*, o qual foi titular em apenas duas ocasiões na carreira. Os Titans agora, após várias temporadas apostando em QBs sem sucesso, aguardam ansiosamente pelas boas atuações de Marcus Mariota, 2º escolha geral do último draft.

Concluindo as duas últimas franquias citadas: as duas têm bons jogadores e deveriam ser melhores do que suas campanhas mostram, contudo, falando em Super Bowl, o que deve ser levado em conta principalmente é a posição mais importante do time; e TEN e CLE ainda são incógnitas neste caso.

*Estou considerando que Johnny Manziel estará 100% para 2015, já que, no começo desta semana, ele foi diagnosticado com uma lesão no cotovelo. Ainda não se sabe a gravidade do problema, mas é fato que ele não está participando dos treinos normalmente.

Um comentário sobre “Qual time está mais próximo de ser campeão pela primeira vez?

Deixe um comentário