Seleção dos jogadores draftados em 4ª rodadas

   O quarto post desta série traz a lista por posições com os melhores jogadores que foram selecionados em alguma quarta rodada de draft desde 1998. Visivelmente, percebemos que vários desses atletas poderiam, facilmente, ser uma escolha de primeira rodada.

Concorda com a lista?

QUARTERBACK: David Garrard 

   Garrard não é o quarterback dos sonhos de nenhum fã de futebol americano, longe disso; mas ele já teve bons momentos na NFL. O ex-QB dos Jaguars tinha uma habilidade atlética muito boa, mas tinha problemas com seus lançamentos. Apesar de tudo, desde Rich Gannom – que também foi selecionado em uma quarta rodada (1987) – Garrard é o lançador de 4º round com mais vitórias (39) e melhor rating(85,8).

RUNNING BACK: Darren Sproles (Eagles)
   A disputa por essa vaga na posição de RB ficou entre três jogadores. Sproles, Marion Barbar e Rudi Johnson. Em algumas estatísticas importantes, como jardas terrestres na carreira e touchdowns corridos, a “formiga atômica” fica atrás dos outros dois atletas. No entanto, analisando a consistência desse corredores ao longo dos anos e quantidade total de jardas, Darren Sproles leva a melhor. O camisa #43 foi ao Pro Bowl na temporada passada e possui o recorde de mais jardas totais em uma temporada, 2.696, em 2011.

FULLBACK: Le´Ron McClain 
   Apesar da posição fullback não estar sendo tão utilizada atualmente como em décadas passadas, McClain produziu bem onde passou. As 1.310 jardas corridas e os 13 TDs terrestres ajudaram-no a ir ao jogo das estrelas e All Pro duas vezes (2008 e 2009).

WIDE RECEIVER 1: Brandon Marshall (Jets)
   Ninguém pode ir contra quem afirma que Marshall não é um bom companheiro nos vestiários e tudo mais. Todavia, em termos de produção e de recepção, ele é um alvo excelente, mesmo sofrendo com algumas lesões ao longo da carreira. Ele já esteve em cinco Pro Bowls (foi MVP deste jogo em 2011) e detém o recorde de mais recepções em uma partida da NFL (21, contra os Colts em 2009). No currículo, possui 773 recepções, 9.771 jardas e 65 TDs.

WIDE RECEIVER 2: Brandon Lloyd
   Desde quando entrou na NFL, em 2003 no San Francisco 49ers, Lloyd provou ser um WR acima da média. Poucas vezes esteve próximo ao nível dos melhores receivers da Liga, mas sempre produziu muito levando em conta que ele veio na 4ª rodada. É um Pro Bowler, liderou a liga em jardas recebidas em 2010 (1.448) e se aposentou beirando a marca de 400 rec. e 6.000 jardas recebidas.

TIGHT END: Owen Daniels (Broncos)
   Nos bons anos do ataque do Houston Texans, que tinha Matt Schaub e Andre Johnson em boa forma, Owen Daniels era uma peça muito importante à franquia texana. Por lá, foi eleito ao Pro Bowl duas vezes (2008 e 2012). Em 2014, entretanto, foi para o Baltimore Ravens e teve uma temporada muito ruim. Agora, somando 5.144 jardas recebidas e 33 touchdowns aéreos, o tight end busca reencontrar a antiga forma no Denver Broncos.

TACKLE: Jermon Bushrod (Bears)
   Em seus dois primeiros anos com os Saints, Bushrod não teve tanto espaço no time titular. No entanto, de 2009 a 2012, não participou de apenas uma partida da equipe. Nas duas últimas temporadas, defendeu o Chicago Bears, e foi titular em todas as partidas que esteve saudável. Na carreira, atuou em dois Pro Bowls e foi campeão com New Orleans em 2009.

TACKLE: Guy Whimper (Steelers)
Guy Whimper não é o offensive lineman ideal quem busca os melhores jogadores da atualidade. No entanto, em situações específicas, este jogador pode ser muito bem utilizado, como foi na campanha vitoriosa dos Giants no Super Bowl XLII. Whimper é rápido para um bloqueador. Deste modo, passes curtos são mais frequentes quando o camisa #78 está em campo. Até hoje na NFL, já atuou em 78 jogos, sendo titular em 24.

CENTER: Steve McKinney 
Em origem, McKinney era center. No entanto, entrar nos Colts em 1998, foi atuar na posição de guard. Executou tal função até 2001. Depois disso, até 2007, foi o center titular do Houston Texans. Por lá, teve excelentes temporadas era um dos principais ícones daquela OL. Na carreira, atuou 143 vezes, 133 como titular.

GUARD: Jahri Evans (Saints)
   Um dos companheiros do tackle Jermon Bushrod na linha ofensiva dos Saints campeão do Super Bowl XLIV, foi Jahri Evans. É importante dizer que poucos guards são tão bons e consistentes quanto Evans. Além do SB conquistado, dos seis Pro Bowls e quatro All Pro, o camisa #73 ficou fora de apenas dois jogos desde quando entrou na NFL, em 2006. Ao todo, são 142 partidas como titulares na Liga.

GUARD: Josh Sitton (Packers)
   Josh Sitton vem sendo um dos melhores amigos de Aaron Rodgers nos últimos anos. É verdade que a linha ofensiva dos Packers está longe de ser espetacular, mas Sitton tem feito sua função muito bem. Ele esteve no Pro Bowl em 2012 e 2014 e foi campeão na temporada 2010. Ademais, já totalizou 105 participações na NFL, sendo 96 como titular.

_
DEFENSIVE END: Jared Allen (Bears)
   Pelo que estamos acostumados a ver de Jared Allen na NFL, poderíamos imaginar facilmente que ele fora uma escolha de primeira rodada. Mas não, outros 125 jogadores foram selecionados antes de Allen no draft de 2004. Em 2011, terminou a temporada com 22sacks, que é a segunda melhor marca da história da Liga. Além disso, desde que passou a atuar com profissional, o camisa #96 já teve oito temporadas com 10/+ sacks. Já esteve em cinco Pro Bowls e liderou a NFL em sacks por duas temporadas, 2007 e 2011.

DEFENSIVE END: Elvis Dumervil (Ravens)
   Antes de tudo, é bom ressaltar que Dumervil é outside linebacker de origem, mas, quando atuou em uma defesa 4-3, como esta, era posicionado como DE! Desde que acompanho NFL, poucas vezes vi uma bobeira tão grande quanto a que o Denver Broncos protagonizou em março de 2013. Por um atraso de seis minutos de Dumervil e seu agente ao enviar documentos para renovação contratual, a franquia “teve” que se desfazer do atleta (em outra ocasião, explico melhor a história). Quem se deu (muito) bem nessa história, foi o Baltimore Ravens, que assinou com o jogador. O atual camisa #58 já participou de quatro Pro Bowls, liderou a NFL em sacks em 2009 e escreveu seu nome no livro de recordes dos Ravens no ano passado, quando teve 17 sacks na temporada, a maior marca da história da equipe.

DEFENSIVE TACKLE: Aaron Smith
Como já foi falado em outros posts, são raros os jogadores consistentes que fizeram parte da defesa do Pittsburgh  Steelers dos anos 2000 e não se destacaram. Smith foi o titular absoluto por muitas temporadas; quando esteve fora, foi devido à lesões. Os 12 anos do DE em Pittsburgh foram suficientes para colocar dois títulos e um Pro Bowl na carreira do jogador.

DEFENSIVE TACKLE: Geno Atkins (Bengals)
   Nos últimos quatro, três anos, a defesa do Cincinnati Bengals vem aparecendo muito bem. Um dos grandes responsáveis por isso é o DT Geno Atkins. O camisa #97, que veio da Universidade da Georgia, desde 2010, foi a três Pro Bowls (2011, 2012 e 2014 – em 2013, perdeu toda a temporada por lesão).

LINEBACKER: Perry Riley (Redskins)
Riley  vem tentando organizar parte da defesa dos Redskins nos últimos anos. É um jogador muito dinâmico e com excelente noção de campo. Desde 2010, suas estatísticas são: 411 tackles, 23 passes desviados e dois fumbles forçados.

LINEBACKER: Bradie James 
Podemos dizer que Bradie James é o melhor linebacker entre os não muito conhecidos da NFL? Se fosse possível medir esse conhecimento, a resposta poderia ser sim. Jones esteve na NFL de 2003 até 2012, sendo que até 2011 ele defendeu os Cowboys para depois vestir as cores dos Texans. Ao longo desses anos, acumulou 821 tackles e dez fumbles forçados.

LINEBACKER: Matt Wilhelm 
Wilhelm, na maior parte de sua carreira, foi reserva. Em uma ou outra temporada, foi titular absoluto das equipes por onde passou, mas, no geral, participava em cerca de 35% dos snaps defensivos. Mesmo assim, aposentou-se com 243 tackles. Em termos de títulos, foi iluminado, vencendo um BCS e um Super Bowl com apenas uma participação em cada um.


CORNERBACK 1: Asante Samuel
   A secundária do New England Patriots esteve bem servida enquanto Asante Samuel esteve por lá, de 2003 a 2007. Após este período, foi defender o Philadelphia Eagles, onde teve uma boa passagem também. Encerrou a carreira nos Falcons, em 2013, após duas temporadas com a franquia. Na carreira, já foi vencedor do Super Bowl duas vezes, foi o líder de interceptações da Liga em dois anos (2006 e 2009) e atuou em quatro Pro Bowls. Ademais, possui 51 interceptações na carreira, uma das melhores marcas da última década.

CORNERBACK 2: Terrence McGee
McGee não contextualizou  a melhor fase do Buffalo Bills, pelo contrário. No entanto, o camisa #24, de 2003 a 2012, destacou-se bastante. Ao todo, teve 519 tackles, 17 interceptações e um Pro Bowl.

SAFETY: Dashon Goldson (Redskins)
Goldson, atualmente, é um dos defensive backs referência da NFL, pela idade (30 anos) e pelas performances que já protagonizou. De 2007 a 2012, estava nos 49ers e foi um dos caras daquele time que chegou até o Super Bowl. Após passagem pelos Bucs e agora Redskins, o safety acumula 499 tackles, 15 interceptações e dois Pro Bowls na carreira.

SAFETY: Glover Quin (Lions)
Há algumas semanas, fiz um post sobre os jogadores mais subestimados da NFL . Nele, Glover Quin não entrou, mas esteve na conversa. A temporada 2014 de Quin foi a melhor de sua carreira, realmente; todavia, seus anos anteriores já haviam sido muito acima da média. Terminou a última temporada regular liderando a Liga em INT, com sete. Na bagagem, ainda acumula 444 tackles e 66 passes defletidos.

KICKER: Stephen Gostkowski (Patriots)
   A seleção das quartas rodadas, assim como as anteriores, está bem representada em termos de kicker. Gostkowski é o líder de pontos da história do New England Patriots, com 1.179. Além disso, ele já liderou a Liga no quesito pontos em quatro temporadas (2008, 2012, 2013 e 2014). Campeão do Super Bowl XLIX, o camisa #3 já esteve em três Pro Bowls e possui aproveitamento de 86,8% em  280 tentativas de field goals.

PUNTER: Josh Bidwell
   Vindo da Universidade de Oregon, Bidwell foi mais um caso de punter que surpreende positivamente na NFL. Já teve passagens por Packers (1999-2003), Buccaneers (2004-09) e Redskins (2010). Ao todo, aposentou-se com 742 punts feitos, os quais produziram 31.710 jardas (média de 42,7 por tentativa).

2 comentários sobre “Seleção dos jogadores draftados em 4ª rodadas

Deixe um comentário